Diretor filipino Brillante Mendonza é homenageado em festival de São Paulo

|

Diretor filipino Brillante Mendonza é homenageado no Indie Festival 2009

SÃO PAULO – Celebrado no circuito internacional de festivais, o prolífico diretor filipino Brillante Mendonza receberá uma homenagem especial no Indie Festival 2009, que inicia suas sessões gratuitas para o público nesta sexta-feira (18) e segue até o dia 24, no CineSesc. Sete dos nove filmes do polêmico diretor serão projetados em São Paulo, inclusive "Kinatay", ganhador do prêmio de direção no último Festival de Cannes, exibido na abertura exclusiva para convidados.


Divulgação
Serbis", exibido em Cannes no ano passado, mostra família dona de um cinema pornô

Mendoza tem marcado presença na riviera francesa – "Serbis" concorreu à Palma de Ouro no ano passado e "Kinatay", apesar da intensa violência, foi laureado com a melhor direção. Como se não bastasse, o Festival de Veneza incluiu seu último trabalho, "Lola", de última hora na competição e o filme seguiu até o fim entre os favoritos ao prêmio principal.

Em seus trabalhos, chama a atenção a realidade extrema e, não raro, a nudez dos personagens. O diretor participa no sábado, às 11h de um bate-papo aberto ao público, com mediação do crítico Ricardo Calil, colunistas do iG. Senhas serão distribúídas aos interessados uma hora antes do início.

No total, a programação conta com 37 filmes de 14 países. Assim como Mendoza, também serão homenageados a japonesa Naomi Kawase e o diretor francês Philippe Grandrieux, marcado por uma trajetória próxima do experimentalismo. Kawase, por sua vez, além de prestigiada pela crítica, tem um currículo premiado: seu longa-metragem de estreia, Suzaku (1997), ganhou a Caméra d’Or em Cannes e "A Floresta dos Lamentos", exibido na última Mostra de São Paulo, recebeu o Grande Prêmio do Júri do festival.

Acesse a programação completa do Indie Festival no site oficial

Leia mais sobre: Indie Festival

Fonte: www.ig.com.br

0 comentários:

Postar um comentário